PROFESSORES NUPEM

Dissertação de mestrado


Número total de itens: 54

2019

1.   Alice Sá Rego de Azevedo. Práticas agrícolas tradicionais e sustentabilidade na Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Giuliana Franco Leal.
2.   Ariadne Vieira Lobo dos Santos. Padrões de co-ocorrência explicados pela osmorregulação: uma abordagem com peixes Cyprinodontiformes da Restinga de Jurubatiba, Norte Fluminense. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Ana Cristina Petry.
3.   Caio Felipe de Araujo Ribas Cheohen. Desenvolvimento De Peptídeos Antimicrobianos Como Alternativa Ao Tratamento De Infecções Multirresistentes Através De Análises In Silico. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Início: 2019.
Orientador: Manuela Leal da Silva.
4.   Cíntia Lopes Nogueira. Controle gliconeogênico em células embrionarias de carrapatos. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.
5.   Iago Ribeiro Franco. Estudo de marcadores de lesão em pacientes diabéticos. Dissertação (Mestrado em Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Início: 2019.
Orientador: Jackson de Souza Menezes.
6.   Lucas Lemos Batista. Diversidade e distribuição espaço-temporal da macrofauna bentônica séssil do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana (Macaé, RJ). Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Carlos Alberto de Moura Barboza.
7.   Luzia Monici. Estudo do sistema reprodutor feminino do roedor Cerradomys goytaca. Dissertação (Mestrado profissional em Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Jackson de Souza Menezes.
8.   Marcelle Sayuri Okubo. Dinâmica Reprodutiva de Cynoscion guatucupa (Vaillant Bocourt, 1883) e Cynoscion jamaicensis (Cuvier, 1830) (Teleostei, Sciaenidae). Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento - FECD. Início: 2019.
Orientador: Luciano Gomes Fischer.
9.   Nathany da Silva Nogueira. Relação entre a rotenona e a doença de Parkinson: Os efeitos na expressão genética e proteíca da ubiqutina em ascídias. Dissertação (Mestrado profissional em Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Início: 2019.
Orientador: Cintia Monteiro de Barros.
10.   Nathália dos Santos Faria. Estudo do Perfil de Interação entre Peptídeos Antimicrobianos e Membranas Biológicas Através de Ferramentas Computacionais. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Início: 2019.
Orientador: Manuela Leal da Silva.
11.   Taiane Barreto Medeiros. O papel do dermamtam sulfato na modulação da alfa-sinucleína em modelo celular de parkinson. Dissertação (Mestrado profissional em Programa Multicêntrico de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Início: 2019.
Orientador: Cintia Monteiro de Barros.

2018

1.   Astrea Gomes Castro. Preservação do Pecado: Conflitos e confrontos numa área de proteção permanente em Macaé-RJ. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Rafael Nogueira Costa.
2.   Camila Canal. Tolerância térmica de Tubastraea coccinea e Tubastraea tagusensis (coral- sol) como mecanismo de controle e erradicação em estruturas offshore. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Carlos Alberto de Moura Barboza.
3.   CAROLINA LUCÍA VICTORIA ROSAS FERNÁNDEZ. AVALIAÇÃO DA DIVERSIDADE QUÍMICA E DO POTENCIAL ANTIBACTERIANO DE MACROALGAS COLETADAS EM ECOSSISTEMAS ANTÁRTICOS. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
4.   Cauane do Amaral de Souza Moraes. Avaliação de resíduos sólidos nos costões rochosos de Macaé e Rio das Ostras. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Luciano Gomes Fischer.
5.   Claulimara Lopes Moreira. DIAGNÓSTICO SITUACIONAL ENTOMOEPIDEMIOLOGICO E ABORDAGENS OPERACIONAIS E EDUCACIONAIS PARA A VIGILÂNCIA ENTOMOLÓGICA DA FEBRE AMARELA E MALÁRIA NO MUNICÍPIO DE MACAÉ. Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-graduação em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Malinda Dawn Henry.
6.   Danilo Barreto Barbosa. Fração solúvel de óleo diesel e elucidação dos mecanismos de ação sobre os tecidos da ascídia Styela plicata. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciências ambientais e conservação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, . Início: 2018.
Orientador: Cintia Monteiro de Barros.
7.   Felipe Cerqueira Demidoff. Planejamento, síntese e avaliação in silico e in vitro de híbridos estilbeno-quinona como novos agentes antineoplásicos inibidores da aromatase.. Dissertação (Mestrado profissional em PPG em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro campus Macaé, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Magdalena Nascimento Rennó.
8.   Juliane de Sousa Pereira. Ações de Educação Ambiental no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba no âmbito do Projeto PELD-Sítio 5. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Rafael Nogueira Costa.
9.   Jéssica Fernandes de Souza. Dopamina como moduladora do sistema imuunológico de invertebrados. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, . Início: 2018.
Orientador: Cintia Monteiro de Barros.
10.   Kenia Oliveira Barbosa da Hora. Significados atribuídos ao cuidado de si pelos enfermeiros na oncologia pediátrica. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2018.
Orientador: Glaucia Valente Valadares.
11.   Nathalya Vasconcelos de Souza. Florística e Estrutura da Vegetação do Parque Natural Municipal Atalaia, Macaé, RJ. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Tatiana Ungaretti Paleo Konno.
12.   Nikolas Gomes Silveira de Souza. Aplicação do modelo do Ligante Biótico na gestão ambiental da Lagoa Imboassica. Dissertação (Mestrado profissional em Engenharia Ambiental) - Instituto Federal Fluminense. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Laura Isabel Weber da Conceição.
13.   Raissa Santos de Lima. Reposicionamento in silico de Compostos para Tratamento de Doenças Negligenciadas. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Programa Apoio ao Desenvolvimento da Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Início: 2018.
Orientador: Manuela Leal da Silva.
14.   Rebeca Reis e Silva. Análise do efeito neuroprotetor e antioxidante do composto LQ1 em modelo de parkinson induzido por paraquat nas ascídias. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, . Início: 2018.
Orientador: Cintia Monteiro de Barros.
15.   Rodrigo Alves da Silva Peres. Efeitos da alta glicose na acidificação endossomal de túbulo proximal renal. Dissertação (Mestrado profissional em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Jackson de Souza Menezes.
16.   Samyr Viana. Produtos naturais de Caulerpa racemosa. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
17.   Tamara do Nascimento Scarpini. Florística e Estrutura da Vegetação do Morro São João, Casimiro de Abreu, RJ. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Tatiana Ungaretti Paleo Konno.
18.   Tauany Aparecida da Silva Santa Rosa Rodrigues. EFEITOS DA DIVERSIDADE DE ESPÉCIES DE PLANTAS NATIVAS NA RESISTÊNCIA À INVASÃO EM AMBIENTES TROPICAIS. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível SR.
19.   Taynan Motta Portal. O ENVOLVIMENTO DOS GLICOSAMINOGLICANOS NA NEURORREGENERAÇÃO DA ASCÍDIA Styela plicata UTILIZANDO MODELO DE LESÃO QUÍMICA. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2018.
Orientador: Cintia Monteiro de Barros.
20.   Vitor Oliveira da Costa. Lobo-guará no litoral Norte Fluminense: dispersão recente ou presença antiga. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Pablo Rodrigues Goncalves.

2017

1.   Aldrey Wanderley Szepaniuk. Caracterização da dieta e a ecologia trófica do bonito-listrado (Katsuwonus pelamis) através de análises de conteúdo estomacal e de isótopos estáveis. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento - FECD. Início: 2017.
Orientador: Luciano Gomes Fischer.
2.   Caroline Chagas Pereira Leite. Identificação e análise de peixes (Condrichthyes e Teleostei) das principais categorias de pesca desembarcadas no Norte Fluminense através de técnicas morfológicas e moleculares. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade. Início: 2017.
Orientador: Michael Maia Mincarone.
3.   Cleitor Gomes Mesquita. Sinalização Mitocondrial e o papel da Mps1 na resposta aos estresses salino e osmótico no desenvolvimento pós-embrionário de Arabidopsis thaliana.. Dissertação (Mestrado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2017.
Orientadores: Marco Antonio Lopes Cruz, Eldo Campos.
4.   Danielle da Cruz Bonatto. Cães domésticos no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Pablo Rodrigues Goncalves.
5.   EMANUEL VICTOR NOGUEIRA GOTARDO. CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL E FUNCIONAL DO SÍTIO CATALÍTICO DA PROTEÍNA QUINASE DE DUPLA ATIVIDADE MONOPOLAR SPINDLE 1 (MPS1) EM PLANTAS. Dissertação (Mestrado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2017.
Orientadores: Marco Antonio Lopes Cruz, Eldo Campos.
6.   Enoque Gonçalves Ribeiro. MODELO DE FERRAMENTA PARA DIAGNÓSTICO E PROJEÇÃO DE RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS IMPACTADOS POR REJEITO DE MINERAÇÃO - RECUPERAÇÃO DE UM LAGO AMAZÔNICO DO RIO TROMBETAS, ESTADO DO PARÁ - BRASIL. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Conservação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Orientadores: Marcos Paulo Figueiredo de Barros, Mario Sergio Schultz.
7.   Fabio Ribeiro da Silva. Caracterização da atividade pesqueira artesanal marinha nos desembarques realizados na foz do Rio das Ostras e foz do Rio São João, RJ, Brasil. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento - FECD. Início: 2017.
Orientador: Luciano Gomes Fischer.
8.   Juliana Marques de Oliveira Nogueira. Papel do plasma rico em plaquetas na indução de fatores de crescimento em tecido cutâneo. Dissertação (Mestrado profissional em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2017.
Orientador: Jackson de Souza Menezes.
9.   Juliane Felix Evangelista Muniz. A paisagem e suas perspectivas: uma leitura das transformações físicas e sociais ocorridas no município de Macaé - RJ. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Gustavo Arantes Camargo.
10.   LORENA LIMA NEVES BERGAMIN. UTILIZAÇÃO DO PERIFÍTON PARA FITORREMEDIAÇÃO DE UM AMBIENTE AQUÁTICO CONTINENTAL. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior. Início: 2017.
Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros.
11.   Lorena Soares Agostinho. Revisão taxonômica de Anchoviella cayennensis (Puyo, 1945) (Clupeiformes: Engraulidae), uma espécie pouco conhecida de manjuba do Atlântico Ocidental. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Fabio Di Dario.
12.   Michael Robinson Martins dos Santos. Avaliação da importância ecológica relativa entre os bancos de corais de águas profundas dos campos de Marlim e Voador, Bacia de Campos. Dissertação (Mestrado profissional em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2017.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
13.   Pedro Araújo Marinho. Levantamento da agricultura com potencial agroecológico em Macaé e municípios limítrofes. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Gustavo Arantes Camargo.
14.   Rodrigo Delmonte Gessulli. Impactos das rodovias RJ-168 e RJ-162 à fauna silvestre no município de Macaé, RJ. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Pablo Rodrigues Goncalves.

2016

1.   Ana Márcia Lima de Almeida do Carmo. Cianobactérias marinhas um estudo teórico. Dissertação (Mestrado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   Jones Henrique Carvalho da Silva. Avaliação da vulnerabilidade das águas subterraneas na região costeira da bacia do rio Macaé.. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós graduaçao em Ciências Ambientais e conservação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Analy Machado de Oliveira Leite.
3.   Jéssica Mulinari Mota. AVALIAÇÃO DE PERCEPÇÕES SOCIAIS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MUDANÇAS DO USO DOS SOLOS E DA QUANTIDADE E QUALIDADE DAS ÁGUAS DO RIO SANA E O DESENVOLVIMENTO E VERIFICAÇÃO DE EFETIVIDADES DE ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE O TEMA. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Gustavo Arantes Camargo.
4.   Keity Jaqueline Chagas Vilela Nocchi. Relação da Proteína Quinase Mps1 (Monopolar Spindle 1) com o Estresse Oxidativo em Larvas de Aedes aegypti. Dissertação (Mestrado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Marco Antonio Lopes Cruz.
5.   Mariana Lima da Cunha. Formulações contendo produtos naturais marinhos como anticorrosivos. Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA MARINHA) - Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Início: 2016.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
6.   Ramon Ermida Fontes. Biodiversidade Molecular: Análise Proteômica das proteínas do Meristema Apical de Espécies Dominantes do PARNA da Restinga de Jurubatiba. Dissertação (Mestrado em Ciências Ambientais e Conservação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Marco Antonio Lopes Cruz.

2015

1.   Orlando de Marques Vogelbacher. EFEITO DO BIORREVOLVIMENTO DE Campsurus notatus (EPHEMEROPTERA:POLYMITARCYIDAE) SOBRE A DENSIDADE E DISTRIBUIÇÃO VERTICAL DE METANOTRÓFICAS E DA COMUNIDADE BACTERIANA NO SEDIMENTO.. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros.

2013

1.   Lívia Bonetti Villela. Filogeografia da Anchova Pomatomus saltatrix. Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E BIOLOGIA EVOLUTIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2013.
Supervisor: Pedro Hollanda Carvalho.

2011

1.   Nathalia Moura Muzi Fuentes. Diálogos entre Conhecimento Popular e Científico: Estudo Etnoecológico para Conservação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Educacional de Macaé. (Coorientador).. Início: 2011.
Supervisor: Teo Bueno de Abreu.


(*) Relatório criado com produções desde 1995 até 2019
Data de processamento: 28/06/2019 15:28:27