Produção Científica Campus UFRJ Macaé

Tese de doutorado


Número total de itens: 114

2019

1.   Aimeé Gonçalves. Técnica dietética na nutrição clínica. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Nutrição clínica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Mariana Fernandes Brito de Oliveira.
2.   Arieli Bernardo Portugal. Papel da fosfatidilserina na disseminação e latência na infecção por Leishmania amazonensis. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: João Luiz Mendes Wanderley.
3.   Camila Cristina Guimarães Nobre. Avaliação dos Efeitos da Angiotensina II em Eritrócitos Normais e Falciformes. Tese (Doutorado em Medicina (Endocrinologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Clemilson Berto Junior.
4.   Camila de Fátima Santana. Questões sócio científicas na formação de professores de química. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Leonardo Maciel Moreira.
5.   CARLOS MARCELO CONCHA VILCA. AMBIENTE OBESOGÊNICO E JEJUM INTERMITENTE: AVALIAÇÃO DO EIXO ANOREXÍGENO INSULINA ? SEROTONINA E GLICORREGULAÇÃO. Tese (Doutorado em Programa Multicêntrico de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas - PMPG-CF) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé, . Início: 2019.
Orientador: Kelse Tibau de Albuquerque.
6.   Carolina Cloris Lopes Benassuly. AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DA TRANSPOSIÇÃO DO RIO MACABU NA DISPONIBILIDADE HÍDRICA, NO TRANSPORTE DE SEDIMENTOS E NA QUALIDADE DA ÁGUA NA BACIA DO RIO SÃO PEDRO (RIO MACAÉ, RJ).. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Mauricio Mussi Molisani.
7.   Diego Gazone Rodrigue Silva. OS SERVIÇOS ECOSSITÊMICOS COMO INDICADORES SOCIOAMBIENTAIS EM REGIÕES COSTEIRAS: Um estudo de caso nas praias arenosas e rochosas de Macaé/Rj.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Carlos Alberto de Moura Barboza.
8.   Elisaldo Mendes Cordeiro. Efeito da suplementação de um produto hidrolisado proteico de peixe sobre a responsividade vascular e aminoacidemia em indivíduos saudáveis.. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Thiago da Silveira Alvares.
9.   Evelyn Mendonça Reis. AVALIAÇÃO DE COMPOSTOS 1,2,3-TRIAZÓLICOS COMO POSSÍVEIS MODULADORES DE RECEPTORES DE ADENOSINA PARA TERAPIA DA ANEMIA FALCIFORME. Tese (Doutorado em Medicina (Endocrinologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Clemilson Berto Junior.
10.   Fabiana Daniela Mendonça. Aspectos Morfológicos e Bioquímicos Relevantes na Interação de Anisaquídeos Parasitos e Macrodon atricauda Procedente da Costa do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais e da Conservação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus Macaé, . Início: 2019.
Orientador: Aleksandra Menezes de Oliveira.
11.   Felipe Sampaio JOrge. Resposta autonômica decorrente da ingestão de cafeina durante e após a atividade física. Tese (Doutorado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientadores: Thiago Barth, Thiago Barth.
12.   Flavia Erika Félix Pereira. Capacidade preditiva de indicadores antropométricos no rastreio de fatores de risco cardiometabólicos em escolares. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Beatriz Goncalves Ribeiro.
13.   Flavia Melo de Castro. Cuidado desenvolvimental recem-nascido pre-termo com cardiopatica congenita. Tese (Doutorado em Curso Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Marialda Moreira Christoffel.
14.   Gabriel Alves Pinto. Jogos teatrais e o ensino de química. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Leonardo Maciel Moreira.
15.   Gabriel Soares de Araujo. Conectividade Populacional de Peixes Recifais Criptobentônicos no Oceano Atlântico. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Fabio Di Dario.
16.   Gláucia Cristina Andrade Vieira. O estilo de vida de pacientes com agravo cardíaco no interior do Rio de Janeiro: repercussões para saúde integral. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2019.
Orientador: Glaucia Valente Valadares.
17.   Greice Nascimento Pires. Associação entre desmielinização e excitabilidade cerebral induzida por dieta com cuprizona em camundongos. Tese (Doutorado em Programa de Formação em Pesquisa Médica (tipo MD-PhD)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2019.
Orientadores: Milena Batista Carneiro, Henrique Rocha Mendonça.
18.   João Paulo Vieira. Estudo da dinâmica de gradientes de fatores de transcrição embrionários no besouro Tribolium castaneum. Tese (Doutorado em Ciências Morfológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2019.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
19.   Jussara Mathias Netto Khouri. Princípios Bioéticos como sexto sinal vital- uma proposta para o ensino médico. Tese (Doutorado em Programa Doutoral em Bioética) - Universidade do Porto. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Lilian Maria Garcia Bahia de Oliveira.
20.   Jussara Regina Martins. Significado atribuído pelos discentes de graduação de enfermagem ao estilo de vida. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2019.
Orientador: Glaucia Valente Valadares.
21.   Karina Godarth Gonçalves. Estratégias de Modelagem Molecular Aplicadas ao Estudo de Potenciais Substâncias Multi-Alvo. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
22.   Keity Vilela. Caracterização estrutural e funcional da proteína quinase Mps1 (Monopolar Spindle 1) de Aedes aegypti e sua relação com o estresse oxidativo em Larvas de Aedes aegypti. Tese (Doutorado em Pós-Graduação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Eldo Campos.
23.   leandro barreto dominguez. experiencias de cuidado em caps ad, o caso do pelourinho. Tese (Doutorado em Psicossociologia de Comunid.E Ecologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Emerson Elias Merhy.
24.   Luciana Azevedo Maldonado. Rotulagem de alimentos consumidos por crianças: estratégias de comunicação, propaganda e marketing e políticas de regulação. Tese (Doutorado em Alimentação, Nutrição e Saúde) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Mariana Fernandes Brito de Oliveira.
25.   Marcelle Candido Cordeiro. Sistema de Apoio à Decisão ao Atendimento de Interrupções de Energia Elétrica. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Luan dos Santos.
26.   Marcos Antonio de Abreu Lopes Junior. Síntese e caracterização de novos materiais porosos via redução de iminas para adsorção de CO2 e Catálise. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Andrea Luzia Ferreira de Souza.
27.   Maria José Carvalho. Gerenciamento de Residuos. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Ítalo Rodolfo Silva.
28.   PAULA DE AQUINO SOEIRO DA SILVA. A INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO COM DOXICICLINA SOBRE O SISTEMA RENINA-ANGIOTENSINA INTRARRENAL EM RATOS WISTAR SUBMETIDOS À INTOXICAÇÃO EXPERIMENTAL COM VENENO DE Bothrops jararacussu. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
29.   Rafael Nicolay Baptista da Silva. Métodos Computacionais para a Busca de Novos Alvos Terapêuticos em Doenças Infecciosas: Análise de Rotas Metabólicas Diferenciadas entre Organismos Patogênicos e o Hospedeiro Humano. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2019.
Supervisor: Manuela Leal da Silva.
30.   Stella Schuenck Antunes. ?PRODUTOS NATURAIS COM AÇÃO DUAL, ANTIMICOBACTERIANA E ANTI- INFLAMATÓRIA, PARA O TRATAMENTO DA TUBERCULOSE PULMONAR SEVERA?. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. (Coorientador).. Início: 2019.
Orientadores: Michelle Frazão Muzitano, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
31.   Tatiana de Fátima Bruce da Silva. Carbon neutrality in the Brazilian transportation sector by 2050: how to get there? The path to zero-carbon transportation and its impacts on the Brazilian economy. Tese (Doutorado em PhD in Sustainable Energy Systems) - Universidade de Lisboa. (Coorientador)., . Início: 2019.
Supervisor: Luan dos Santos.
32.   Willian Rodrigues da Costa Marinho. Diversidade de espécies e padrões de distribuição espacial e temporal da simuliofauna (Diptera: Simuliidae) de mata atlântica do Norte Fluminense. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2019.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

2018

1.   Alessandra da Silva Alvarenga. Estudo da função do gene mille-pattes (mlpt) e sua modulação por fatores abióticos no desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
2.   Alessandra Sbano da Silva. Utilização de Método para Screening de Compostos de Interesse no Combate ao Vírus da Dengue utilizando Aprendizagem de Máquina e Informações Estruturais de Proteínas. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Programa Apoio ao Desenvolvimento da Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Início: 2018.
Orientador: Manuela Leal da Silva.
3.   Amana Guedes Garrido. DINÂMICA DAS COMUNIDADES DE DINOFLAGELADOS DO GÊNERO Symbiodinium ASSOCIADOS A CORAIS RECIFAIS NO BRASIL E SUA RESPOSTA AOS EFEITOS DE IMPACTOS LOCAIS E GLOBAIS. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOLOGIA EVOLUTIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Carla Zilberberg.
4.   André Borges Farias. Estudos de Modelagem Molecular, Síntese e Avaliação Farmacológica de Novos Protótipos de Inibidores duais de IRAK-4/1. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
5.   Cristiane Pires Teixeira. Ações extensionistas como diálogo entre a universidade e a sociedade. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2018.
Supervisor: Bruno Andrade Pinto Monteiro.
6.   Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira. ABORDAGENS CTS POR MEIO DA LITERATURA INFANTIL: CONTEXTOS E DISCURSOS SOBRE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Bruno Andrade Pinto Monteiro.
7.   Edmeire Exaltação. Movimento de Mulheres Negras - uma análise intergeracional.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Maria de Fatima Lima Santos.
8.   George Luiz Alves Santos. Significados atribuídos a sistematização da assistência de enfermagem: implicações para o cuidado de enfermagem. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2018.
Orientador: Glaucia Valente Valadares.
9.   Jeanete Simone Fendeler Höelzz. Contribuições do Pensamento Complexo e da Educação Ambiental Crítica à construção da identidade epistemológica da Educação Ambiental na Formação de Professores do Curso Normal no Estado do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2018.
Orientadores: Gustavo Arantes Camargo, Gustavo Arantes Camargo, Juliana Milanez.
10.   Juliana Givisiéz Valente. Estratégias biotecnológicas com o fungo endofítico Sordaria sp na busca de substâncias com potencial antimicobacteriano. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2018.
Orientadores: Michelle Frazão Muzitano, Denise Oliveira Guimarães.
11.   Luan da Silva Gustavo. A dança na educação em ciências: um caso de pesquisa educacional baseada em artes. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Leonardo Maciel Moreira.
12.   Marcelle Vianna de Carvalho Uhl. O papel da AMPK na manutenção do metabolismo e do equilíbrio redox em células embrionárias de carrapato, BME26, submetidas ao desafio oxidativo como alternativa ao estabelecimento de estratégias de controle de carrapatos.. Tese (Doutorado em Multicêntrico em Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
13.   Mônica Volino Gonçalves de Souza. Elaboração e caracterização de um pó a base de melancia e beterraba e o efeito da sua ingestão sobre a função endotelial e oxigenação muscular em idosos com fatores de risco para doenças cardiovasculares.. Tese (Doutorado em Ciência de Alimentos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Thiago da Silveira Alvares.
14.   Ocimar Ferreira de Andrade. Avaliação de colonização por Fungos Micorrízicos Arbusculares em plantas de dunas litorâneas do Parna da Restinga de Jurubatiba (RJ) e o potencial de plantas inoculadas para a biorremediação e recuperação de ambientes. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Rodrigo Lemes Martins.
15.   Pablo Mendonça. Parâmetros de Crescimento, Marcadores Químicos e Avaliação da Vulnerabilidade à Pesca de Percophis brasiliensis, Priacanthus arenatus, Cynoscion guatucupa e Cynoscion jamaicensis Capturados na Costa Norte Fluminense, RJ. Tese (Doutorado em Biologia Marinha) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Luciano Gomes Fischer.
16.   Pedro Paiva. DESCOMISSIONAMENTO DE DUTOS DE PETRÓLEO E GÁS NA BACIA DE CAMPOS: AVALIAÇÃO DE RISCO DA RESSUSPENSÃO/DEPOSIÇÃO DE SEDIMENTOS EM RECIFES DE CORAIS. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2018.
Orientador: Mauricio Mussi Molisani.
17.   Renata Coutinho dos Santos. O gene zelda e seu papel na fisiologia e no desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti. Tese (Doutorado em Multicêntrico em Fisiologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Início: 2018.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
18.   Roberto Xavier de Almeida. Síntese e estudo farmacológico de novas bi e bis-naftoquinonas, bi e bis-triazóis e naftoquinonas triazólicas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2018.
Supervisor: Andrea Luzia Ferreira de Souza.
19.   Rodolfo Teixeira Frias. Efeito de anomalias climáticas na ecologia trófica e distribuição de aves limícolas do PARNA da Restinga de Jurubatiba: subsídios para conservação. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Início: 2018.
Orientador: Luciano Gomes Fischer.
20.   Sanderson Dias Calixto. Estudo da atividade antimicobacteriana. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2018.
Orientador: Michelle Frazão Muzitano.
21.   Sheilane da Silva Santos. Significado atribuído pelos enfermeiros ao cuidado de si com implicações ao cuidado de enfermagem. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2018.
Orientador: Glaucia Valente Valadares.

2017

1.   Adriana Hang. SEGURANÇA DO PACIENTE NAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA EM RONDÔNIA. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2017.
Orientador: Glaucia Valente Valadares.
2.   Aline Leal Cortes. O impacto da inibição de metaloproteinases intracelulares pela doxiciclina sobre o estresse do retículo endoplasmático em células mesangiais glomerulares submetidas a hipóxia-reperfusão. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2017.
Supervisor: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
3.   Anderson Pontes Morales. Efeito da ingestão crônica e/ou aguda de cafeína na performance da potência muscular no treinamento concorrente em Triatletas. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2017.
Orientador: Beatriz Goncalves Ribeiro.
4.   Andressa de Abreu Mello. Possíveis efeitos do pesticida rotenona nos sistemas nervoso e imunológico da ascídia Styela plicata. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Cintia Monteiro de Barros.
5.   Arthur de Barros Bauer. Interações tróficas de recursos pesqueiros do norte fluminense: Uma abordagem através das análises de conteúdo estomacal e isótopos estáveis. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento - FECD. Início: 2017.
Orientador: Luciano Gomes Fischer.
6.   Bruna Nunes Magesti. : uso amamentação, leite materno e contato pele a pele no alivio da dor em recém-nascidos submetidos a punção de calcâneo: ensaio clinico randomizado. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2017.
Orientador: Marialda Moreira Christoffel.
7.   Caio Bulgarelli. Desenvolvimento e Aplicação de Métodos Computacionais para o Desenho Racional de Fármacos. Tese (Doutorado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Programa Apoio ao Desenvolvimento da Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Início: 2017.
Orientador: Manuela Leal da Silva.
8.   CAMILLA DA SILVA DIAS. TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO SOBRE PRÁTICAS DE MANUTENÇÃO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM NEONATOLOGIA: ESTUDO QUASI-EXPERIMENTAL. Tese (Doutorado em Curso de Mestrado e Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2017.
Orientador: Marialda Moreira Christoffel.
9.   danielle lemos querido. Construção e validação de subconjuntos terminologicos CIPE para o recem-nascido prematuroob. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2017.
Orientador: Marialda Moreira Christoffel.
10.   Dora Moreira Barreto Cavalcante. Auscultando Línguas Selvagens: escritas desde silêncio, silenciamento e outros cantos. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Linguística Aplicada) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2017.
Orientador: Maria de Fatima Lima Santos.
11.   DÉBORA SANTOS DE ANDRADE DUTRA. Dificuldades de aprendizagem no ensino de ciências no ensino médio técnico integrado trabalhadas no contexto das relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA).. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Bruno Andrade Pinto Monteiro.
12.   Felipe Sampaio Jorge. RESPOSTA AUTONÔMICA DECORRENTES DA INGESTÃO DE CAFEÍNA DURANTE E APÓS ATIVIDADE FÍSICA.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2017.
Orientador: Beatriz Goncalves Ribeiro.
13.   Fernanda Albuquerque dos Reis Veríssimo. Emissão, transporte e destino de materiais fluviais para a zona costeira: estudo de caso sobre o Rio São João e o papel da represa de Juturnaíba na retenção de água, partículas e nutrientes. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2017.
Orientador: Mauricio Mussi Molisani.
14.   Gabriela Oliveira Santana. Relação da dança com o cuidado em saúde: nexos com o estilo de vida e a saúde integral. Tese (Doutorado em Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2017.
Orientador: Glaucia Valente Valadares.
15.   Giset Yuliana Sanchéz Delgado. Influência do Ambiente Enzimático na Reatividade de Complexos Anticancerígenos de Au(III). Tese (Doutorado em Programa de Pos Graduação em Quimica) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Diego Fernando da Silva Paschoal.
16.   Graziele Fonseca de Sousa. MECANISMOS CELULARES ENVOLVIDOS NO EFEITO NEUROPROTETOR DO GLICOSAMINOGLICANO DE ASCÍDIA E SEU PAPEL NA NEURORREGENERAÇÃO EM MODELO in vitro. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia) - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Cintia Monteiro de Barros.
17.   JANAINA APARECIDA DE MEDEIROS LEUNG. Análise de discursos e os significados de cuidado para os contatos do paciente com tuberculose pulmonar e a inter-relação com o profissional de saúde.. Tese (Doutorado em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2017.
Supervisor: Emerson Elias Merhy.
18.   Janimayri Forastieri. Gestão Pública do Saneamento Básico com Ênfase em controle de Doenças Arbovirais, Utilizando Análises de Sistema de Informações Geográficas (SIG), via Estatística Espacial e Programação em R.. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Início: 2017.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
19.   Judson da Cruz Lopes da Rosa. O zooplâncton em poças de maré de costões rochosos do norte Fluminense e seu papel nas teias tróficas: uma abordagem com uso de isótopos estáveis. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Educacional Ciência e Desenvolvimento - FECD. Início: 2017.
Orientador: Luciano Gomes Fischer.
20.   Marcelo de Oliveira Cesar. Investigação da Atividade Antiofídica da Mikania glomerata.. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Química Medicinal)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Início: 2017.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1C.
21.   Mariana Alejandra Rosas Fernández. EFEITO HIPOTALÂMICO DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR INTERMITENTE APÓS CONSUMO DE DIETA HIPERCALÓRICA SOBRE A VIA INFLAMATÓRIA EM RATAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Kelse Tibau de Albuquerque.
22.   Mariana Alejandra Rosas Fernández. Efeito hipotalâmico da restrição alimentar intermitente após consumo de dieta hipercalórica sobre os endocanabinóides em ratas. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Kelse Tibau de Albuquerque.
23.   Mariana Alejandra Rosas Fernández. EFEITO HIPOTALÂMICO DA RESTRIÇÃO ALIMENTAR INTERMITENTE APÓS CONSUMO DE DIETA HIPERCALÓRICA SOBRE A VIA INFLAMATÓRIA EM RATAS. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ-Macaé, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Kelse Tibau de Albuquerque.
24.   Rachel de Moraes Ferreira. Desenvolvimento de Tecnologias Ambientais Baseado em Processos de Adsorção e Rotas Biotecnológicas para o Tratamento de Águas Contaminadas por Compostos Orgânicos Derivados do Petróleo.. Tese (Doutorado em Saúde Pública e Meio Ambiente) - Fundação Oswaldo Cruz. (Coorientador)., . Início: 2017.
Supervisor: Danielle Marques de Araujo Stapelfeldt.
25.   Renata Bacellar Mello. Efeitos dos agrotóxicos sobre as abelhas: um estudo em áreas cultivadas na área de proteção ambiental de Macaé de cima e seu entorno. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2017.
Orientador: Rodrigo Lemes Martins.
26.   Ricardo Valle Ladewig Zappala. Estudo dos mecanismos de resistência a estresses extremos em Deinococcus radiodurans. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Manuela Leal da Silva.
27.   Susana Gomes de Freitas. Tradução e adaptação da escala PIBBS para iniciar a amamentação do prematuro o mais precoce possível no seio materno.. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, . Início: 2017.
Orientador: Marialda Moreira Christoffel.
28.   Thais Meirelles de Vasconcelos. Aspectos psicossociais associados ao consumo alimentar de frutas e hortaliças na adolescência. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2017.
Supervisor: Luana Silva Monteiro.
29.   Thiago Fonseca de Barros. A influência de fatores ambientais e intrínsecos na preditabilidade da variação polimórfica em peixes. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2017.
Orientador: Ana Cristina Petry.
30.   Vitor Won-Held Rabelo. Identificação de novos protótipos antivirais contra os vírus Zika e Chikungunya empregando métodos in silico e in vitro. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2017.
Supervisor: Paula Alvarez Abreu.

2016

1.   ANA LETICIA MONTEIRO GOMES. O processo de aleitamento materno do recém-nascido pré-termo: perspectiva dos profissionais de saúde em unidades no município do rio de janeiro. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Anna Nery, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Início: 2016.
Orientador: Marialda Moreira Christoffel.
2.   Anna Fischer. Electrophysiological Correlates of Error-Monitoring in Alzheimer s Disease Patients. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Isabela Villarinho de Paula Lobo.
3.   Bernado Dunley. Variação intraespecífica dos produtos naturais de Plocamiun brasiliense: uma abordagem taxonômica e biotecnológica. Tese (Doutorado em BIOTECNOLOGIA MARINHA) - Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
4.   Bianca Barros da Costa. ESTUDO ESTRUTURAL E AVALIAÇÃO ANTICOAGULANTE, ANTITROMBÓTICA E ANTITUMORAL DOS POLISSACARÍDEOS SULFATADOS EXTRAÍDOS DE MACROALGAS MARINHAS DO LITORAL BRASILEIRO. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Leonardo Paes Cinelli.
5.   Carina Azevedo Oliveira Silva. Investigando a atividade anti-Leishmania induzida por heme no intestino médio de Lutzomyia longipalpis. Tese (Doutorado em produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientadores: José Roberto da Silva, José Roberto da Silva.
6.   Daiane de Jesus Viegas. Busca por novos antifúngicos e antivirais por modelagem molecular associada aos ensaios in vitro. Tese (Doutorado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Paula Alvarez Abreu.
7.   Eduarda Rezende Caillava Gomes. Um olhar sobre as relações de uma comunidade quilombola associada ao ambiente e às plantas da restinga de Jurubatiba - norte do Rio de Janeiro. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Rodrigo Lemes Martins.
8.   Gerusa Bueno Rocha. Interações entre pessoas e florestas na conservação e restauração da Mata Atlântica no Espírito Santo. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Rodrigo Lemes Martins.
9.   Helio K C Secco. Rodovias como barreiras à permeabilidade da paisagem para a fauna: o estudo de caso do ouriço-cacheiro (Coendou spinosus) e a duplicação da rodovia BR-101/Norte RJ. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Pablo Rodrigues Goncalves.
10.   Irnak Marcelo Barbosa. Pacreatite e função renal. Tese (Doutorado em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Jackson de Souza Menezes.
11.   JÉSSICA GIANELLI. REAÇÕES DE SULFATAÇÃO EM POLISSACARÍDEOS. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUTOS BIOATIVOS) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2016.
Orientador: Chaquip Daher Netto.
12.   Jéssica Lopes D'Dego. Atividade anticoagulante de polissacarídeos sulfatados modificados quimicamente. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Leonardo Paes Cinelli.
13.   Jéssyca Fernandes de Oliveira. Avaliação do potencial antitumoral de flavonoides esterificados obtidos através de estudos de biocatálise e biotransformação com fungos endofíticos. Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2016.
Supervisor: Michelle Frazão Muzitano.
14.   Luana Gonçalves de Souza. Síntese Enantiosseletiva, Estudos de Modelagem Molecular e Avaliação da Ação Antineoplásica e Antiviral de 1-Carba-isoflavanonas. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Produtos Naturais) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2016.
Supervisor: Magdalena Nascimento Rennó.
15.   Lígia Rosa. O ESTILO DE VIDA DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA: AS REPERCUSSÕES PARA A SAÚDE E PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Glaucia Valente Valadares.
16.   Monica Pacheco de Araújo. Suscetibilidade dos ambientes de restinga e lagoa costeira à invasão por espécies nativas e exóticas e a percepção de risco pelas comunidades adjacentes: um estudo de caso no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Ana Cristina Petry.
17.   Rodrigo Campos Lemos. Criação de um banco de dados de produtos naturais marinhos. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.
18.   Rodrigo Weber Felix. GERAÇÃO DE SUBSTRATOS PARA CRESCIMENTO DE MUDAS DESTINADAS AO REFLORESTAMENTO DE ÁREAS PRIORITÁRIAS DA BACIA DO RIO MACAÉ, ATRAVÉS DA REMEDIAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS INDUSTRIAIS E MITIGAÇÃO DA EUTROFIZAÇÃO ARTIFICIAL NA LAGOA IMBOASSICA. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Marcos Paulo Figueiredo de Barros.
19.   Thamyris Almeida Moreira. Elucidação estrutural e atividade antitrombótica da galactana sulfatada da alga Penicillus capitatus. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2016.
Orientador: Leonardo Paes Cinelli.

2015

1.   CLÉVIA FERNANDA SIES BARBOZA. ANÁLISE DA ACESSIBILIDADE DA COMUNIDADE SURDA ÀS INFORMAÇÕES SOBRE DOENÇAS EPIDÊMICAS E DE ALTA PREVALÊNCIA PARA AUXÍLIO NA PREVENÇÃO E PROTEÇÃO DA SAÚDE E DA CIDADANIA DOS SURDOS. Tese (Doutorado em Ensino em Biociências e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. (Coorientador)., . Início: 2015.
Supervisor: Paula Alvarez Abreu.
2.   DANIELE DAS GRAÇAS DOS SANTOS. Caracterização Estrutural e Funcional da Enzima DNA Topoisomerase II no mosquito Aedes Aegypti. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, . Início: 2015.
Orientador: Jorge Luiz da Cunha Moraes.
3.   Gustavo Vieira de Oliveira. Efeito da Suplementação da Proteína Hidrolisada do Pescado sobre Saúde Vascular e Função Muscular em Idosos com Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares. Tese (Doutorado em Nutrição) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Thiago da Silveira Alvares.
4.   Isabel Cristina de Faria Moreira. Estudo dos mecanismos de ação de miltefosina em amostras sensíveis e resistentes de Leishmania spp aos fármacos em uso corrente no Brasil. Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2015.
Supervisor: Danielle Pereira Vieira Silveira.
5.   Marlon Heggdorne de Araújo. Estudo fitoquímico da espécie Kielmeyera membranacea biomonitorado pela atividade antimicobacteriana in vitro e in vivo em modelo de infecção com peixe-zebra (Dario rerio). Tese (Doutorado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2015.
Orientador: Michelle Frazão Muzitano.
6.   Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra. Utilização de macroalgas marinhas pluricelulares como biondicadores de contaminação por metais traço e os efeitos de barragem na bacia hidrográfica do Rio São João como limitante na produtividade primária na região costeira entre a foz do rio Macaé e a península de Armação de Búzios.. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graudação em Ciências Ambientais e Conservação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2015.
Orientadores: Lísia Mônica de Souza Gestinari, Heitor Monteiro Duarte.
7.   Tais de Fátima Ramos Guimarães. Diversidade da ictiofauna em lagoas costeiras na costa atlântica da américa do Sul: padrões macroecológicos, conservação e mudanças climáticas. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2015.
Supervisor: Ana Cristina Petry.

2014

1.   Cristiane de Sá Ferreira Facio. Aplicação da Citometria de Fluxo Multiparamétrica no Diagnóstico e Seguimento dos Tumores Sólidos Pediátricos. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Clínica Médica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. (Coorientador)., . Início: 2014.
Supervisor: Daiana Vieira Lopes Alves.
2.   Felipe Soares Coelho. Modelagem tridimensional, expressão e atividade enzimática de uma fosfolipase A2 de Trypanosoma cruzi, alvo em potencial para novos quimioterápicos contra a doença de Chagas.. Tese (Doutorado em Ciências (Microbiologia)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Coorientador).. Início: 2014.
Supervisor: Danielle Pereira Vieira Silveira.
3.   Julliana Ferreira Sant´Anna. Avaliação do papel de células-tronco na regeneração de doenças neurodegenerativas via mediadores lipídicos. Tese (Doutorado em Doutorado em Biofísica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Coorientador).. Início: 2014.
Supervisor: Vivian de Oliveira Sousa Corrêa.
4.   Luís Eduardo Guerra Domingos Nogueira. Estrutura funcional da Formação Arbustiva Aberta de Clusia: influência de espécies focais e fatores antrópicos. Tese (Doutorado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS E CONSERVAÇÃO) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Rodrigo Lemes Martins.
5.   Mariana Teschima. Diversidade genética, estruturação populacional e identificaçãoo molecular das comunidades de Symbiodinium dos corais Madracis decactis e Favia gravida no Oceano Atlântico. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E BIOLOGIA EVOLUTIVA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Início: 2014.
Orientador: Carla Zilberberg.


(*) Relatório criado com produções desde 1995 até 2019
Data de processamento: 10/10/2019 13:35:33