Produção Científica - Técnicos de Laboratório, Biológos e Tecnólogos

Total de projetos de pesquisa


Número total de itens: 40

2020

1.   2020-Atual. O papel da glicosilação intracelular no desenvolvimento do besouro Tribolium castaneum
Descrição: Durante o desenvolvimento, a remodelação da cromatina é essencial para reprogramar eventos celulares. O fator de transcrição pioneiro zelda desempenha um papel importante no processo de transição materno-zigótica (TMZ) de insetos, particularmente no controle global da degradação do mRNA materno e da ativação do genoma zigótico. No interior das células, 2% a 5% de toda a glicose é desviada para a Via Biossintética das Hexosaminas (HBP) pela enzima limitante glutamina frutose-6-fosfato aminotransferase (GFAT), que converte o 6-fosfato de frutose em glucosamina-6-fosfato . HBP possui UDP-GlcNAc como produto final, que é usado como substrato para O-GlcNAc intracelular; uma modificação pós-tradução (MPT) resultante da adição covalente de uma N-acetilglucosamina (GlcNAc) aos grupos hidroxila nos resíduos serina e / ou treonina nas proteínas. Essa reação é catalisada pela O-GlcNAc transferase (OGT), e a reação de remoção desse monossacarídeo é feita pelo O-GlcNAcase (OGA). O equilíbrio da atividade de tais enzimas e a concentração de UDP-GlcNAc regulam os níveis de proteínas O-GlcNAciladas, com uma O-GlcNAcilação, semelhante à fosforilação, altamente indutível, dinâmica e ativa em muitos processos celulares. No entanto, o papel do O-GlcNAc no desenvolvimento de insetos foi ampliado nos últimos anos somente com a utilização de Drosophila melanogaster como organismo modelo. Este projeto tem como objetivo utilizar o besouro da farinha Tribolium castaneum, para investigar o papel da O-GlcNAcilação durante seu desenvolvimento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Bruno da Costa Rodrigues - Integrante / Wagner Barbosa Dias - Integrante / Adriane Regina Todeschini - Integrante / NUNES DA FONSECA, RODRIGO - Coordenador / Hector Franco Loponte - Integrante / Lupis Ribeiro Gomes Neto - Integrante / João Paulo Muniz Albuquerque - Integrante.
Membro: Bruno da Costa Rodrigues.

2019

1.   2019-Atual. Aspectos químicos e estruturais em galhas foliares em restingas do Rio de Janeiro
Descrição: Galhas são estruturas formadas em diferentes órgãos vegetais através da interação da planta com um agente indutor. Na região neotropical, a diversidade de galhas vem se mostrando cada vez mais ampla. Nas restingas do Rio de Janeiro, as galhas induzidas por insetos, sobretudo em folhas, têm sido estudadas sob aspectos ligados à zoologia e ecologia e os aspectos botânicos são escassos. O presente projeto visa ampliar os estudos sobre a morfologia, anatomia, histoquímica e microquímica de galhas entomógenas em folhas de espécies de restinga, visando ampliar o conhecimento das alterações induzidas na planta pelo agente galhador. Foram selecionadas três espécies de diferentes famílias botânicas com ampla ocorrência em restingas do norte fluminense, em cujas folhas já foram registrados diversos morfotipos de galhas: Protium heptaphyllum (Aubl.) March., Couepia ovalifolia (Schott) Benth. ex Hook.f. e Neomitranthes obscura (DC) N. Silveira. Para tanto, serão realizadas coletas e observações de campo nas restingas de Carapebus, Maricá e Quissamã para realização de estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos e microquímicos em folhas de cada espécie afetadas e não afetadas pelos diversos indutores. Para estudos morfológicos as amostras serão mensuradas e avaliadas com auxílio de softwares como o ImageJ. Os estudos anatômicos serão conduzidos através de material infiltrado, seccionado em cortes seriados, corados e observados em microscópio óptico. Os testes histoquímicos investigarão a presença de amido, compostos lipofílicos, taninos, compostos fenólicos, entre outros. Os testes microquímicos avaliarão a presença de metabólicos secundários, como fenóis, taninos, flavonoides, saponinas, resinas e alcaloides, entre outros. Será feito o doseamento de fenóis totais, taninos e flavonoides nos materiais sob estudo. Os dados resultantes trarão uma contribuição relevante para o conhecimento das alterações induzidas e da relação entre os galhadores e suas plantas hospedeiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Naiara Viana Campos - Coordenador / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / Luan Gonçalves Castilho - Integrante / Ana Cláudia de Macêdo Vieira - Integrante / André Luis A. Guimarães - Integrante / Ana Paula Ribeiro de Carvalho Ferreira - Integrante / MARIANA APARECIDA DE ALMEIDA SOUZA - Integrante / Adriana da Cruz Presler Cravo - Integrante / Victoria de Castro da Silva Ximenes - Integrante / Quemuel Perozi Xavier - Integrante / Sabrina Dias de Matos - Integrante.
Membro: Naiara Viana Campos.
2.   2019-Atual. Efeitos da Paisagem e da Disponibilidade de Recursos sobre a Diversidade de Hymenoptera e Lepidoptera em Ambiente de Restinga
Descrição: Contribuir para o avanço do conhecimento sobre os mecanismos reguladores das comunidades de insetos através da análise de ambientes antropizados; Fornecer explicações para a variação na abundância e riqueza de espécies de abelhas e borboletas em diferentes locais, o que possibilita prever oscilações populacionais e o uso do espaço; Levantar informações que forneçam suporte para a elaboração de estratégias de conservação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Amanda Soares da Costa - Coordenador / Vinícius Albano Araújo - Integrante.
Membro: Amanda Soares da Costa.
3.   2019-Atual. MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS E O FUNCIONAMENTO DOS ECOSSISTEMAS COSTEIROS DA BACIA DE CAMPOS: UMA PERSPECTIVA ESPAÇO-TEMPORAL
Descrição: O objetivo geral do estudo proposto é avaliar o histórico da influência das mudanças ambientais globais na ciclagem do carbono e na diversidade biológica em ecossistemas costeiros, e as interferências antrópicas atuais e locais nesta relação, utilizando o ecossistema de restinga e as lagoas do PARNA Restinga de Jurubatiba como modelo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman - Integrante / Pablo Rodrigues Gonçalves - Integrante / Caryne Aparecida de Carvalho Braga - Integrante / Franciso de Assis Esteves - Coordenador / Ana Cristina Petry - Integrante / Rodrigo Lemes Martins - Integrante.
Membro: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman.

2018

1.   2018-Atual. A importância do Bem-estar em animais de laboratório e sua influência nos resultados científicos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Ana Karina dos Santos Furtado - Coordenador / Gabriel Melo de Oliveira - Integrante.
Membro: Ana Karina dos Santos Furtado.
2.   2018-Atual. Avaliação do efeito de faixas de dutos na conectividade da paisagem para a mastofauna e análise da eficácia de estruturas de travessia de fauna
Descrição: Os objetivos principais deste projeto são fornecer informações necessárias e suficientes para (1) avaliar a necessidade da implantação de estruturas de travessia de fauna para as faixas de dutos, e (2) avaliar a eficácia de estruturas que possam mitigar o efeito de fragmentação de habitat causado pelas faixas de dutos a espécies de mamíferos silvestres e florestais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (2) . Integrantes: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman - Integrante / Pablo Rodrigues Gonçalves - Integrante / Caryne Aparecida de Carvalho Braga - Integrante / Carlos Ramon Ruiz - Coordenador. Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.
Membro: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman.
3.   2018-Atual. Implantação da Rede Estadual de Centros de Reabilitação de Animais Silvestres-CRAS nas Unidades de Conservação estaduais.
Descrição: Instalação de 3 centros Centros de Reabilitação de Animais Silvestres-CRAS em unidades de conservação estaduais no Rio de Janeiro, visando o atendimento a fauna silvestre local oriunda de resgates. Elaboração de conhecimento e material técnico-científico sobre a demanda de atendimento e destinação de animais neste tipo de empreendimento. O projeto objetiva ainda gerar fomento para a criação de novos centros de reabilitação no estado através de parcerias com instituições de pesquisa, órgãos públicos e o setor privado. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman - Integrante / Eduardo Ildefonso Lardosa - Coordenador / Andrea Yuri Takitani - Integrante / Priscila Diniz Barros Almeida - Integrante / Washington de Oliveira - Integrante.
Membro: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman.

2016

1.   2016-Atual. Adaptações anatômicas, bioquímicas e fisiológicas à dessecação em espécies poiquilohídricas de Polypodiaceae
Descrição: Espécies epífitas de Polypodiaceae se destacam por apresentarem estratégias adaptativas únicas dentre as samambaias, como o poiquiloidrismo. Espécies poiquilohídricas são aquelas que, no estagio adulto, permanecem viáveis com níveis de hidratação tão baixos quanto 5% e, após re-hidratação, conseguem recuperar sua funcionalidade fisiológica completa. As estratégias de tolerância à dessecação são espécie-específicas e dependem de uma série de características morfofisiológicas. O projeto tem como objetivo investigar as adaptações anatômicas, bioquímicas e fisiológicas envolvidas na tolerância à dessecação em espécies poiquilohídricas de Polypodiaceae, em especial pertencentes ao gênero Pleopeltis. Para tanto serão realizadas análises anatômicas e histoquímicas dos diferentes órgãos vegetais e será avaliada a eficiência fotossintética de plantas durante os processos de dessecação e reidratação. Os resultados irão contribuir para o conhecimento das estratégias de tolerância à dessecação em plantas, os quais podem ser aplicados em estudos de melhoramento genético.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Naiara Viana Campos - Coordenador / Luan Gonçalves Castilho - Integrante / Heitor M. Duarte - Integrante.
Membro: Naiara Viana Campos.
2.   2016-Atual. Avaliação da atividade inseticida de frutos de Shinus terebinthifolia em larvas de Aedes aegypti
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Izabela Silva dos Santos - Integrante / Elane Da Silva Ribeiro - Coordenador / Flávia Borges Mury - Integrante.
Membro: Izabela Silva dos Santos.
3.   2016-2018. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA NO APROVEITAMENTO DO GÁS NATURAL EM CAMPOS PETROLÍFEROS DO PRÉ-SAL UTILIZANDO A ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS (DEA) E SUA RELAÇÃO COM O NÍVEL DE CONTAMINAÇÃO POR CO2.
Descrição: Com o objetivo de verificar a existência de uma relação direta entre o não aproveitamento do gás natural de maneira satisfatória e os altos níveis de contaminação por CO2, este trabalho utilizou a metodologia da Análise Envoltória de Dados (DEA) para avaliar a eficiência no aproveitamento do gás natural de 11 campos produtores do pré-sal. Foram analisados tanto dados qualitativos, quanto dados quantitativos relativos a produção de petróleo e gás natural, ambos disponibilizados pela ANP. A partir dos dados qualitativos foram gerados tabelas e gráficos que permitiram uma melhor visualização das características de produção de cada campo e também possibilitaram uma comparação geral entre os mesmos. Os dados quantitativos de produção foram lançados no software para a análise DEA. O campo considerado 100% eficiente foi o Campo de Voador, já os menos eficientes foram Búzios, Marlim, Sapinhoá e Lula, respectivamente. Esse resultado confirmou em parte a questão de pesquisa, uma vez que era esperado que os Campos de Búzios, Sapinhoá e Lula estivessem entre os campos menos eficientes, já que eles apresentam os maiores níveis de contaminação por CO2. No entanto, o Campo de Marlim apareceu como a segunda DMU menos eficiente e o nível de contaminação por CO2 nesse campo não é dos maiores. Concluiu-se então que o não aproveitamento do gás natural está sim fortemente relacionado com o nível de contaminação por CO2 do campo, mas não se trata do fator determinante para que isso ocorra.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Aline Karl Araujo - Integrante / Jacqueline M. R. Cortes Barbirato - Coordenador.
Membro: Aline Karl Araujo.
4.   2016-Atual. Ciclo Celular em Plantas: O Papel da Mps1 no Desenvolvimento e Resposta ao Estresse do Sistema Radicular
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Izabela Silva dos Santos - Integrante / Marco Antonio Lopes Cruz - Coordenador.
Membro: Izabela Silva dos Santos.
5.   2016-Atual. Controle do Ciclo Celular em Plantas
Descrição: Entender o papel da sinalização celular no processo de percepção de sinais externos que influenciam o desenvolvimento do ciclo celular de plantas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Izabela Silva dos Santos - Integrante / Antônia Elenir Amâncio de Oliveira - Integrante / Elane Da Silva Ribeiro - Integrante / Marco Antonio Lopes Cruz - Coordenador.
Membro: Izabela Silva dos Santos.
6.   2016-Atual. Extração e avaliação da atividade antifúngica de peptídeos antimicrobianos de espécies vegetais do PARNA da Restinga de Jurubatiba
Descrição: O projeto de pesquisa proposto pretende fazer um screening da presença de peptídeos antimicrobianos em espécies vegetais típicas de restinga, além de avaliar sua atividade antimicrobiana contra fungos de interesse clínico. O conhecimento adquirido embasará o desenvolvimento de novos projetos que possam avançar ainda mais na caracterização destas moléculas, no entendimento dos mecanismos de ação destes peptídeos sobre fungos patogênicos e na sua aplicabilidade para fins terapêuticos, o que seria muito importante não só por aspectos fundamentais (ou básicos), mas também por aplicados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Izabela Silva dos Santos - Coordenador / Bruno Vasconcellos Guimarães Forte - Integrante / Elane Da Silva Ribeiro - Integrante / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante. Número de orientações: 1
Membro: Izabela Silva dos Santos.
7.   2016-2016. Utilização de biomarcadores na identificação de cepas bacterianas resistentes a antibióticos no rio MCA da Zona Oeste
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Karina dos Santos Furtado - Integrante / Alexander Machado Cardoso - Coordenador.
Membro: Ana Karina dos Santos Furtado.

2015

1.   2015-Atual. Implantação de Trilhas Interpretativas com ênfase em cavernas no Parque Estadual de Ibitipoca, Lima Duarte, MG.
Descrição: Elaboração e implantação de trilhas interpretativas com ênfase em cavernas, bem como de material didático sobre a biodiversidade do Parque Estadual do Ibitipoca.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman - Integrante / Heitor Cintra - Integrante / Camila Pinto Meireles - Coordenador / Julia Muniz Caetano - Integrante.
Membro: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman.
2.   2015-Atual. O papel de O-GlcNAc na atividade da tirosina hidroxilase em feocromocitoma de rato.
Descrição: A via biossintética das hexosaminas utiliza cerca de 2% a 5% da glicose que entra nas células, possuindo a glutamina frutose-6-fosfato amidotransferase (GFAT) como enzima limitante, que converte frutose-6-fosfato em glicosamina-6-fosfato. Esta via terá como produto final o UDP- GlcNAc, que é necessária para a síntese de glicoproteínas e glicolipídeos; Além das glicosilações clássicas, UDP-GlcNAc é usado como substrato para o O-GlcNAc que é uma modificação pós traducional resultante da adição covalente de uma N-acetilglicosamina (GlcNAc) à grupamentos hidroxila em resíduos de serinas e/ou treoninas de proteínas, tanto citoplasmáticas quanto nucleares. Esta reação é catalisada pela O-GlcNAc transferase, sendo a reação de remoção deste monossacarídeo feita pela O-GlcNAcase. A O-GlcNAcilação é semelhante a fosforilação, pois é altamente induzível, dinâmica e atuante em diversos processos celulares, tais como a progressão do ciclo celular, transcrição, entre outros. A tirosina hidroxilase (TH) é a enzima responsável por catalisar uma etapa limitante da síntese de catecolaminas, hidroxilando a L-tirosina na posição meta para obter diidroxifenilalanina(L-DOPA). Este projeto tem como objetivo a investigação do papel do O-GlcNAc na regulação da atividade da enzima tirosina hidroxilase e na modulação dos níveis de produção de catecolaminérgicos; e também a caracterização dos níveis e atividade das enzimas chaves participantes deste processo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Bruno da Costa Rodrigues - Integrante / Wagner Barbosa Dias - Coordenador / Miguel Clodomiro dos Santos Lucena - Integrante / Adriane Regina Todeschini - Integrante / Anna Carolina Rego Costa - Integrante / Fernando Garcia de Melo - Integrante / Ricardo Augusto de Melo Reis - Integrante.
Membro: Bruno da Costa Rodrigues.

2014

1.   2014-2015. ? CARACTERIZAÇÃO GEOLÓGICA, E DIAGENÉTICA DE SISTEMAS PETROLÍFEROS A PARTIR DE TESTEMUNHOS DAS BACIAS POTIGUAR E DE CAMPOS PARA ANALOGIA E SIMULAÇÃO DE FLUXO DE PETRÓLEO.?
Descrição: Esta pesquisa integra geologia ( petrografia e bioestratigrafia), geoquímica e petrofísica que devem ser conduzidos envolvendo análises detalhadas de testemunhos e plugs, para caracterizar, quantificar feições com os atributos sedimentológicos e estratigráficos envolvendo algumas das bacias sedimentares brasileiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Aline Karl Araujo - Coordenador / Victor Hugo Santos - Integrante.
Membro: Aline Karl Araujo.
2.   2014-Atual. Bioquímica e fisiologia pós-colheita
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Gomes Dias Pinto Monteiro - Coordenador / Eduardo Valério Vilas Boas - Integrante.
Membro: Aline Gomes Dias Pinto Monteiro.
3.   2014-2015. Estrutura e dinâmica das relações tróficas em comunidades de peixes em riachos de Mata Atlântica: influência do desmatamento
Descrição: Os riachos e suas matas adjacentes são sistemas conectados através de movimentos de organismos e de fluxos de materiais orgânicos e inorgânicos. Tais trocas fornecem subsídios energéticos para a manutenção da comunidade de peixes, que se alimentam direta e/ou indiretamente desta fonte. Investigamos a influência do desmatamento, através de seus efeitos mais diretos sobre os ecossistemas aquáticos (variações na entrada de luz e na entrada de material alóctone), sobre a estrutura e dinâmica trófica da ictiofauna de riachos de Mata Atlântica. Com o objetivo de obter respostas em diversos níveis de organização (população, comunidade e ecossistema) e suas interfaces, são abordados os seguintes temas: ecologia trófica das espécies de peixes, estequiometria corporal de peixes consumidores primários, disponibilidade de recursos alimentares e teias tróficas. O desenho amostral inclui três riachos de 3ª. ordem em cada situação (desmatado e com vegetação marginal, identificadas através de Sistema de Informação Geográfica) em três diferentes bacias em região de Mata Atlântica. Serão realizadas análises do conteúdo estomacal dos peixes e de isótopos estáveis de carbono e nitrogênio dos recursos basais e dos outros consumidores. Com base nestes dados, serão calculadas métricas de teias tróficas. Será também testado o uso de isótopos de hidrogênio para diferenciar fontes autóctones e alóctones. Para as espécies de Loricariidae (consumidores primários) será feita análise estequiométrica corporal (razão C: nutrientes). O objetivo geral é identificar padrões das teias tróficas, sua estrutura e fontes de energia, dentro e entre as bacias hidrográficas. Espera-se que a ausência de mata ciliar gere diferenças na diversidade e na composição da teia trófica da comunidade aquática, causando uma simplificação da mesma, expressa em vários parâmetros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman - Integrante / Andressa da Silva Reis - Integrante / Míriam Pilz Abrecht - Coordenador / Natália Resende de Souza - Integrante.
Membro: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman.
4.   2014-Atual. Processamento de Alimentos
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Aline Gomes Dias Pinto Monteiro - Coordenador / Soraia Vilela Borges - Integrante.
Membro: Aline Gomes Dias Pinto Monteiro.

2013

1.   2013-2015. Ecologia Reprodutiva de Prepusa hookeriana (Gentianaceae)
Descrição: Prepusa hookeriana é uma erva perene, endêmica de campos de altitude do estado do Rio de Janeiro, considerada ameaçada de extinção desde a primeira Lista Oficial Brasileira das Espécies de Animal e Plantas Ameaçadas de Extinção no País publicada em 1968. Considerando a lacuna existente no conhecimento sobre a ecologia e reprodução dessa espécie, o projeto teve como objetivo elucidar questões sobre a biologia de Prepusa hookeriana através de estudos reprodutivos e moleculares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Amanda Soares da Costa - Integrante / Heloísa Alves de Lima Carvalho - Coordenador / Ana Luísa Lemos Corrêa - Integrante.
Membro: Amanda Soares da Costa.
2.   2013-Atual. Remapeamento, documentação e atualização cadastral das cavidades naturais do Parque Estadual do Ibitipoca, Lima Duarte, MG
Descrição: Atividades de topografia, mapeamento, prospecção e atualização dos dados referentes às cavidades naturais localizadas no Parque Estadual do Ibitipoca, Lima Duarte, MG. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman - Integrante / Heitor Cintra - Coordenador / Camila Pinto Meireles - Integrante / Julia Muniz Caetano - Integrante.
Membro: Fábio Azevedo Khaled Abdel Rahman.

2012

1.   2012-2014. Agarista revoluta (Ericaceae): Biologia Floral, Reprodutiva e Polinização
Descrição: Agarista revoluta ocorre na restinga e possui características florais semelhantes a outras espécies de Ericaceae. Este estudo teve como objetivo avaliar a biologia floral e reprodutiva A. revoluta, a fim de avaliar se a morfologia floral reflete um modo de polinização por abelhas, como observado para outras espécies neotropicais com os mesmos caracteres florais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Amanda Soares da Costa - Integrante / Heloísa Alves de Lima Carvalho - Coordenador / Marina Moreira Muniz - Integrante.
Membro: Amanda Soares da Costa.
2.   2012-2016. Educação a Distância como Ferramenta para Capacitação Continuada em Biossegurança dos Profissionais das Áreas De Descontaminação e Esterilização
Descrição: Aplicação do ensino a distância como ferramenta para capacitação continuada em biossegurança dos profissionais das áreas de descontaminação e esterilização. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Josué Marcelo de Almeida Silva - Coordenador / Adriana Zwetsch - Integrante / Telma Abdalla - Integrante / Alexandre Ribeiro Bello - Integrante / BRUNA DA SILVA ARGOLO - Integrante.
Membro: Josué Marcelo de Almeida Silva.
3.   2012-Atual. Mapeamento da sensibilidade ambiental ao óleo na Bacia Marítima de Campos
Descrição: O objetivo geral deste trabalho compreende a determinação do índice de sensibilidade ambiental ao óleo (ISL) e a elaboração das cartas de sensibilidade ambiental para derramamento de óleo (Cartas SAO) da zona costeira marinha pertencente a Bacia Marítima de Campos (BMC). Os resultados e produtos diretos serão: uma carta SAO estratégica (escala aproximada de 1:500.000); três cartas SAO táticas (escala 1:150.000); três cartas SAO operacionais (escala 1:50.000); produção de um Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo para a Bacia de Campos em papel e em meio digital; criação de um Banco de Dados Geográficos para a Bacia de Campos em ambiente ArcGIS e de um álbum digital contendo as fotografias de campo organizadas. O projeto será executado por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental UFRJ/NUPEM (proponente), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE (participante), e da Fugro Brasil (colaboradora).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Pagliani - Integrante / Bruna Pagliani Simonato - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Ana Cristina Petry - Integrante / Thaddeus G. Blanchette - Integrante / Fabio Di Dario - Integrante / Christine Ruta - Integrante / Michael Maia Mincarone - Integrante / Pablo Rodrigues Gonçalves - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Marcos Paulo Figueiredo de Barros - Integrante / Maurício Mussi Molisani - Integrante / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / Teo Abreu Bueno - Integrante / Daniel Fernandes da Silva - Integrante / Henrique Bastos Rajão Reis - Integrante / Lísia Mônica de Souza Gestinari - Integrante / Paulo Ricardo Nucci - Integrante / Carl Ernst Heino Muehe - Integrante / Douglas Francisco Marcolino Gherardi - Integrante / Luiz Alberto Alves Couceiro - Integrante / Rafael Nogueira Costa - Integrante / Gustavo Arantes Camargo - Integrante / Giuliana Franco Leal - Integrante / Pedro Marques São Thiago - Integrante / Marlos Carneiro Baptista - Integrante / Alexandre Pereira Cabral - Integrante / Flavia Pozzi Pimentel - Integrante / Felipe da Costa Dias - Integrante.
Membro: Bruna Pagliani.
4.   2012-2014. O uso da Rheedia longifolia no tratamento da inflamação pulmonar aguda
Descrição: Projeto desenvolvido tendo como objetivo a analise imunofarmacológica do extrato aquoso das folhas do Produto Natural Rheedia longifolia em tecido pulmonar de camundongos swiss.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Karina dos Santos Furtado - Integrante / valber da silva frutuoso - Coordenador.
Membro: Ana Karina dos Santos Furtado.
5.   2012-Atual. OCORRÊNCIA, SAZONALIDADE E CONSERVAÇÃO DE BALEIA-DE-BRYDE, Balaenoptera edeni Anderson, 1878 (CETACEA; MYSTICETI) NA COSTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COM ÊNFASE EM ARMAÇÃO DOS BÚZIOS.
Descrição: Este é um projeto de mestrado e visa o aprimoramento das informações relacionadas à biologia, ecologia e conservação das baleias-de-Bryde na costa do Estado do Rio de Janeiro. O Objetivo principal é analisar o padrão de distribuição espaço-temporal desta espécie na área de estudo e relacionar com os possíveis padrões ambientais que possam estar associados à essa ocorrência. Ainda, em uma abordagem etnoecológica, analisar a percepção e conhecimento da população local em relação aos cetáceos que habitam a região, e particularmente à B. edeni. Através do estudo ecológico e etnoecológico espera-se obter um conhecimento mais detalhado sobre esta espécie e contribuir no planejamento de medidas de conservação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Pagliani - Integrante / Bruna Pagliani Simonato - Integrante / Ana Cristina Petry - Coordenador / Jailson Fulgêncio de Moura - Integrante.
Membro: Bruna Pagliani.

2011

1.   2011-2013. Respostas Morfofisiológicas de Plantas de Borreria verticillata (Rubiaceae) Expostas a Diferentes Doses de Arsênio e Fósforo
Descrição: Análise comparativa do acúmulo e translocação de arsênio e fósforo em plantas de Borreria verticillata (Rubiaceae) provenientes de local contaminado (região de depósito de rejeitos de mineração) e não contaminado com As. Caracterização das alterações morfoanatômicas e fisiológicas dessa espécie em resposta ao arsênio.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Naiara Viana Campos - Integrante / Aristéa Alves Azevedo - Coordenador / Marcelo Ehlers LOUREIRO - Integrante / Luzimar Campos da Silva - Integrante / ARCANJO-SILVA, SAMARA - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
Membro: Naiara Viana Campos.

2010

1.   2010-2014. 551428/2010-4
Descrição: Desenvolvimento de tecnologias de detoxicação dos resíduos da extração do Biodiesel, Pinhão manso (Jatropha curcas L.) e Mamona (Ricinus communis), na produção de complementos alimentares para animais ruminantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Aline Gomes Dias Pinto Monteiro - Coordenador / mario cesar - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Aline Gomes Dias Pinto Monteiro.
2.   2010-2012. Anatomia e aspectos ecofisiológicos de plantas nativas e cultivadas e sua aplicação como ferramenta em estudos de poluição
Descrição: A Anatomia Vegetal tem se revelado importante no entendimento das estratégias adaptativas das plantas e como ferramenta útil nos estudos de poluição ambiental. Pode contribuir para prognosticar danos visuais e histolocalizar sítios de acúmulo de poluentes, sendo essencial na seleção de espécies a serem utilizadas como bioindicadoras ou bioremediadoras de ambientes contaminados. A estrutura anatômica, especialmente das folhas, é um dos fatores determinantes da sensibilidade ou resistência das plantas a poluentes. Caracteres estruturais, aliados às análises microambientais, de solo e fisiológicas fornecem informações relevantes sobre as estratégias adaptativas das plantas que capacitam sua sobrevivência nos ambientes. Desta forma, a presente proposta aborda a anatomia vegetal em duas frentes de trabalho: como ferramenta nos estudos de poluição em plantas nativas ou cultivadas e também na interpretação das estratégias adaptativas de plantas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Naiara Viana Campos - Integrante / Aristéa Alves Azevedo - Integrante / Marcelo Ehlers LOUREIRO - Integrante / Luzimar Campos da Silva - Coordenador / Renata Maria Strozi Alves Meira - Integrante / Tiago Augusto Rodrigues Pereira - Integrante.
Membro: Naiara Viana Campos.
3.   2010-2012. Análise metagenômica de bactérias associadas a esponjas marinhas para avaliação de biodiversidade e prospecção de genes de resistência a antibióticos
Descrição: Analisar por métodos moleculares independentes de cultivo a estrutura da comunidade bacteriana de esponjas marinhas Dragmacidon reticulatum e Petromica citrina no litoral do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Paula Veronesi Marinho Pontes - Integrante / Guilherme Muricy - Integrante / Marcia Giambiagi-deMarval - Integrante / Marinella Silva Laport - Coordenador / Daniela Silva dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Membro: Paula Veronesi Marinho Pontes.

2009

1.   2009-2012. Integrando Biodiversidade, Espaço e Tempo: diversidade, endemismo e biogeografia histórica como ferramentas para a compreensão e conservação de ecossistemas do Norte Fluminense
Descrição: A região norte do estado do Rio de Janeiro ainda constitui uma importante lacuna de conhecimento biológico, especialmente no que diz respeito à fauna. A persistência desta lacuna se deve, em parte, à ausência de coleções zoológicas e núcleos de pesquisa em sistemática biológica sediados nesta região. A presente proposta visa consolidar o NUPEM/UFRJ como pólo de excelência na pesquisa e ensino de ciências biológicas e ambientais no estado do Rio de Janeiro. Esta consolidação será possível com aquisição de novos equipamentos de coleta e análise de dados em biodiversidade, garantindo as condições mínimas para o desenvolvimento de uma série de linhas de pesquisa integradas. Estas linhas de pesquisa encontram-se centradas em torno de duas questões biogeográficas fundamentais: (i) como a diversidade biológica está distribuída ao longo do espaço e (ii) como ela se originou ao longo do tempo. Espera-se que as respostas às estas questões venham dirimir as lacunas de conhecimento sobre a biodiversidade no Norte Fluminense.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Bruna Pagliani - Integrante / Bruna Pagliani Simonato - Integrante / Ana Cristina Petry - Integrante / Fabio Di Dario - Integrante / Christine Ruta - Integrante / Pablo Rodrigues Gonçalves - Coordenador / Laura Isabel Weber da Conceição - Integrante / Abel Péres Gonzáles - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
Membro: Bruna Pagliani.

2008

1.   2008-2010. Avaliação quantitativa do status imunológico e viral de pacientes infectados pelo HIV-1
Descrição: Quantificar os níveis de carga viral do HIV e de linfócitos T CD4+ circulantes no sangue periférico; Avaliar a capacidade proliferativa de células mononucleares isoladas de indivíduos infectados pelo HIV-1, frente ao estímulo por antígenos próprios deste vírus e derivados de patógeneos não-relacionados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Josué Marcelo de Almeida Silva - Coordenador / Joanna Reis Santos de Oliveira - Integrante.
Membro: Josué Marcelo de Almeida Silva.
2.   2008-2010. Biologia Reprodutiva de Ruellia subsessilis (Acanthaceae)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Soares da Costa - Coordenador / Milene Faria Vieira - Integrante / Luzimar Campos da Silva - Integrante / Marco Antônio de Oliva Cano - Integrante.
Membro: Amanda Soares da Costa.
3.   2008-2010. Habitats - CENPES/PETROBRÁS
Descrição: MONITORAMENTO DE MAMÍFEROS, AVES E QUELÔNIOS MARINHOS NA BACIA DE CAMPOS. Prazo de Execução: 30 meses Objetivo: monitorar a ocorrência de mamíferos, aves e quelônios marinhos na Bacia de Campos. Objetivos específicos: 1. Avaliar possíveis impactos de EP sobre a fauna marinha, especialmente cetáceos (baleias, botos e golfinhos), aves e quelônios marinhos; 2. Qualificar e quantificar as alterações comportamentais em cetáceos, aves e quelônios marinhos quando expostos à atividade de EP; 3. Obter estimativas de biomassa e informações sobre relações tróficas das espécies de cetáceos, aves e quelônios marinhos na Bacia de Campos. 4. Gerar publicações na forma de capítulos de livros, avaliados por revisores e comissão editorial. Justificativa: O Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM-Lagos), vinculado ao Departamento de Endemias Samuel Pessoa, da Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ, monitora os encalhes de mamíferos marinhos e recolhe carcaças de aves e quelônios marinhos arribados nas praias da costa leste do Estado do Rio de Janeiro desde 1999. Os encalhes muitas vezes podem ser resultantes de eventos de capturas acidentais em aparelhos de pesca. Por outro lado, boa parte dos cetáceos, aves e quelônios marinhos que chegam mortos ou moribundos às praias apresenta enfermidades que necessitam de investigação. Com esse propósito, o GEMM-Lagos pretende investigar as causas de mortalidade e monitorar o status de saúde das aves, quelônios e mamíferos marinhos da costa do Rio de Janeiro, em especial na área de influência da Bacia de Campos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Pagliani - Integrante / Bruna Pagliani Simonato - Integrante / Salvatore Siciliano - Coordenador / Jailson Fulgêncio de Moura - Integrante. Financiador(es): CENPES/PETROBRÁS - Auxílio financeiro.
Membro: Bruna Pagliani.

2007

1.   2007-2007. Biologia Reprodutiva de Ipomoea cairica (Convolvulaceae)
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Soares da Costa - Coordenador / Lucio Antonio de Oliveira Campos - Integrante / Milene Faria Vieira - Integrante.
Membro: Amanda Soares da Costa.
2.   2007-2009. Isolamento e identificação de bactérias associadas a esponjas com atividade antimicrobiana
Descrição: Analisar a estrutura da comunidade bacteriana de esponjas marinhas no litoral do Rio de Janeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paula Veronesi Marinho Pontes - Integrante / SANTOS, Olinda cabral da Silva - Integrante / Guilherme Muricy - Integrante / Marcia Giambiagi-deMarval - Integrante / Marinella Silva Laport - Coordenador / Cleyton Laje Andrade - Integrante / Juliana de Fátima Macedo Santos - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa.
Membro: Paula Veronesi Marinho Pontes.

2006

1.   2006-2008. Avaliação dos efeitos do flúor em duas espécies tropicais sensíveis: Spondias dulcis Forst. F. (Anacardiaceae) e Panicum maximu Jacq. cv. Colonião (Poaceae).
Descrição: Avaliar o efeito das emissões de fluoreto de uma fábrica de alumínio sobre parâmetros macro e microscópicos em Spondias dulcis Forst. F. (Anacardiaceae) e Panicum maximu Jacq. cv. Colonião (Poaceae). Avaliar, anatômica e fisiologicamente, se S. dulcis pode ser empregada como espécies bioindicadora. Selecionar parâmetros anatômicos e fisiológicos a serem utilizados como biomarcadores em programas de biomonitoramento. Comparar os efeitos obtidos sob condições simuladas com os decorrentes da exposição das espécies em campo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Naiara Viana Campos - Integrante / Aristéa Alves Azevedo - Coordenador / Luzimar Campos da Silva - Integrante / Bruno Francisco Sant'Anna dos Santos - Integrante / Marco Antonio Oliva Cano - Integrante / João Marcos de Araújo - Integrante / Thiago Gonçalves Alves - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
Membro: Naiara Viana Campos.
2.   2006-2010. TECNOLOGIAS PARA A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS E RECUPERAÇÃO AMBIENTAL EM ÁREAS DE ATIVIDADE PETROLÍFERA NA BACIA DE CAMPOS, RJ
Descrição: Reconhecer os tipos de impacto, negativos e positivos, das atividades petrolíferas, extração, refino, armazenamento e transporte de produtos na Bacia de Campos, em duas vertentes principais: meio ambiente e sociedade, fazem parte das atividades integradas e multidisciplinares NUPEM/UFRJ. Neste contexto, a presente proposta visa o desenvolvimento de tecnologias que resultem em ações efetivas para a avaliação e recuperação ambiental em áreas de atividade petrolífera na Bacia de Campos. Desta forma, o NUPEM/UFRJ propõe uma série de sub-projetos integrados abrangendo os ecossistemas terrestres e aquáticos. Visto que nenhum estudo dessa natureza tenha sido realizado na região de Macaé, espera-se, a partir dos resultados obtidos, fornecer subsídios para, no futuro, mitigar os riscos ambientais, em caso de acidentes associados às atividades petrolíferas, assegurando, assim, um bom estado de conservação do ambiente costeiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Bruna Pagliani - Integrante / Bruna Pagliani Simonato - Integrante / Francisco de Assis Esteves - Coordenador / Vinícius Farjalla - Integrante / Rochely Morandini - Integrante / Lísia M. S. Gestinari - Integrante / Angélica Ribeiro Soares - Integrante / Tatiana Ungaretti Paleo Konno - Integrante / André Carrara Morandini - Integrante / Alexandre de Azevedo - Integrante. Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.
Membro: Bruna Pagliani.

2005

1.   2005-2006. Plantas poliníferas visitadas por Melipona quadrifasciata Lep. na região de Viçosa-MG
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Amanda Soares da Costa - Coordenador / Lucio Antonio de Oliveira Campos - Integrante / LUZ, Cynthia Fernandes Pinto da - Integrante.
Membro: Amanda Soares da Costa.


(*) Relatório criado com produções desde 1994 até 2020
Data de processamento: 08/06/2020 14:51:30